segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

EM CASO DE TERREMOTOS:

O que acontece em Toyota se o Estado de Alerta Geral for declarado?
Com a declaração do Estado de Alerta Geral, muitos serviços público são restringidos, a fim de minimizar os danos causados pelo terremoto:
- Energia elétrica: O fornecimento continua normal, mas evite supérfluos.
- Gás: O fornecimento continua normal, mas a pressão no encanamento pode diminuir. Se for cozinhar, não se afaste do fogão.
- Água: O fornecimento continua normal, mas comece a estocar água para se prevenir contra uma eventual falta d'água.
- Telefone: Evite utilizar. As companhias telefônicas restringirão o acesso às linhas se houver muitas ligações.
- Ônibus: Os ônibus em movimento irão transportar os passageiros até um local seguro e suspenderão suas atividades.
- Trem: 
Meitetsu (linhas Toyota e Mikawa): As composições em movimento irão transportar os passageiros até as estações de Toyotashi, Tsuchihashi ou Sanage e suspenderão suas atividades.
Aichi Loop Line (Aikan): As composições em movimento irão transportar os passageiros até as estações de Shin-Toyota ou Mikawa-Toyota e suspenderão suas atividades.
- Lojas de departamento: O atendimento será suspenso e as lojas fecharão as portas.
- Estradas em geral: Rotas nacionais 153, 155, 248 e 301, rotas provinciais 6, 11, 12, 39, 76, 234: O tráfego será interditado a veículos comuns para assegurar rotas de evacuação e atividades de resgate.
- Hospitais: O atendimento ambulatorial será suspenso e apenas emergências serão atendidas. Entretanto, hospitais estruturalmente reforçados poderão continuar a atender.
- Bancos: O atendimento será suspenso e as lojas fecharão as portas. Alguns ATM (caixas eletrônicos) continuarão em atividade.
- Escolas, creches e jardins da infância: As aulas serão suspensas se Boletins de Atenção sobre o Terremoto Tokai forem divulgados. Na maioria dos casos, o(a) responsável deve vir buscar seu(a) filho(a) nas escolas primárias, creches e jardins da infância. Alunos de escolas ginasiais devem voltar para casa em grupos, mas cada escola tem planos de evacuação próprios. Consulte a escola para maiores informações.

Como saber sobre os Boletins de Atenção e o Estado de Alerta Geral?
Quando a Agência Nacional de Meteorologia divulgar Boletins de Atenção, a Defesa Civil informa a população através de carros de som oficiais. Se o Estado de Alerta Geral for decretado, o aviso é feito também através de sirenes e sinos e por emissoras de rádio e televisão.
Em Toyota, a rádio comunitária FM Toyota (78,6MHz) e a rede de TV a cabo Himawari (canais 6 e 21) também passam a transmitir programação extraordinária

Se o Estado de Alerta Geral for decretado, onde devemos buscar refúgio?
Procure refugiar-se num local seguro próximo a sua casa. Por exemplo, pode ser no jardim ou dentro do carro. Ou então, salões comunitários, praças, parques e outros refúgios provisórios determinados pela Associação de Moradores de seu bairro.

Que providências devemos tomar para evitar que móveis pesados, como geladeira e prateleiras, tombem?
Mesmo que a residência fique intacta, móveis grandes e pesados como prateleiras, armários, móveis, televisão, piano etc. podem tombar devido ao terremoto e causar ferimentos. Para prevenir tais acidentes, é recomendável adquirir ferramentas para impedir o tombamento de móveis,à venda em lojas de materiais de construção etc. Em especial, é recomendável não deixar móveis altos no quarto de dormir. Para garantir sua segurança, experimente trocar a posição da cama, colocar artigos mais pesados nas partes inferiores dos móveis etc.

O que devemos ter estocado para emergências?
Se os danos causados pelos tremores forem muito grandes, pode ser que o fornecimento de água, luz e gás seja comprometido. Lojas de conveniência e supermercados também estão sujeitos a danos e podem ficam impossibilitados de abrir ao público. É recomendável ter provisões de emergência para 3 dias, adequadas ao tamanho da família.
Alimentos e bebidas:
Água: Uma pessoa adulta precisa de, no mínimo, 3 litros por dia. Estoque água mineral em garrafas ou latas (enquanto lacradas, podem ser armazenadas por longos períodos), ou armazene em galões (substitua o conteúdo a cada 3 meses).
Alimentos enlatados: Pães, biscoitos, conservas enlatadas podem ser estocados por longos períodos. Tenha também abridores de lata e facas, se necessário.
Alimentos pré-prontos: Alimentos instantâneos, empacotados a vácuo, leite em pó. Se tiver bebês em fase de amamentação, estoque também mamadeira e leite em pó infantil.
Artigos de necessidades básicas: Isqueiro ou fósforos, Rádio portátil, Lanterna e pilhas reserva, Lenços de papel umedecidos, Artigos de higiene femininos, Remédios, Muda de roupas, roupas íntimas.

0 comentários:

Sobre a Associação Brasileira Homigaoka:

Em meados de janeiro de 2009, um grupo de amigos, preocupados com a situação de muitos brasileiros residentes no conjunto habitacional Homidanchi (Cidade de Toyota, Japão), resolveu se unir e criar um grupo. Assim surgiu a ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA HOMIGAOKA, que no dia 31 realizou sua primeira reunião estabelecendo uma Diretoria e seus conselheiros. Dentre as prioridades deste grupo estão:
- orientar, informar e cobrar das autoridades: moradia, educação, saúde e melhoria na convivência de brasileiros junto à comunidade japonesa,
- procurar resolver problemas relacionados à coleta de lixo, estacionamentos, etc.
Resolvemos também criar este BLOG para divulgarmos informações úteis a toda comunidade.
Este espaço está aberto a todos, principalmente a aquelas pessoas com dificuldades no seu dia-a-dia, que atualmente residem aqui no Japão.

Eu estou seguindo este BLOG:

  © Blogger template The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP